Tecidos

Peles Sintéticas

Apesar de não serem propriamente um tipo de tecido, a verdade é que também importa falar das vantagens e desvantagens deste tipo de revestimento. Ambos os materiais são muito resistentes e têm uma boa durabilidade. Para além disso, são altamente impermeáveis pelo que se adequam a locais comerciais como cafés ou para quem tem crianças. A sua limpeza é bastante mais simples no caso de pequenos acidentes, mas tal como o tecido também pode ficar manchado. Contudo, a pele não é o material adequado para locais muito quentes ou para quem quiser colocar o sofá num local em que apanhe muito sol. Este material aquece com facilidade. Apresenta também em alguns casos uma menor resistência a locais húmidos pelo que a durabilidade pode não ser tão grande como no caso de tecidos ou micro-fibras.

Micro Fibras

A micro-fibra é um produto têxtil fabricado a base de fibras ultra finas que lhe conferem uma série de propriedades superiores ao resto dos tecidos.  Comparativamente as fibras de micro-fibras são 2 vezes mais finas que a seda, 3 vezes mais finas que o algodão e 100 vezes mais finas que o cabelo humano. Geralmente são compostas de 80% de poliéster e 20% em poliamida. A melhor forma de entender como funciona é ver uma secção transversal de uma fibra. Esta forma especial provoca que a sujidade e os líquidos ficam "presos" dentro da fibra. Por este motivo as toalhas, panos, etc. de micro-fibras têm 2 características únicas: limpam em profundidade sem riscar e são capazes de absorver entre 7 e 8 vezes o seu peso em agua (o dobro que o algodão).
• Grande capacidade de absorção (dobro que o algodão).
• Menor consumo de agentes limpadores.
• Não deixam pelo nem fios, o que evita uma segunda passagem.
• Grande resistência a lavagens frequentes, não encolhem, não se deformam, não perdem propriedades, só se vão desgastando com o uso diário. Duram muito.
• Podem-se lavar a altas temperaturas, o que os torna extraordinariamente higiénicas.